top of page

Limpeza facial diária. Conheça os diferentes cosméticos para sua realização.

limpar a face diariamente

Ritual Diário

Ter um ritual de limpeza facial é fundamental para que as outras etapas de cuidados com a pele realmente tenham efeito. O acúmulo de impurezas, maquiagem, suor e células mortas formam uma camada que impede a ação de hidratantes e tratamentos antienvelhecimento. Ou seja, não adianta investir em diversos produtos se a pele não estiver limpa.

A limpeza facial deve ser realizada todos os dias pela manhã e a noite usando produtos específicos para cada tipo de pele: seca, oleosa, mista ou sensível.

.A pele acumula sujeira vinda de duas origens:

1-Exógena: originadas pelo meio externo como exemplo temos a poluição, fumaça, pó.

2- Endógenas: impurezas provenientes de nossa própria pele devido a atividade diária de nosso organismo. Como exemplo temos o suor e o sebo resultado da secreção das células sebáceas.

Para uma limpeza facial eficiente o produto utilizado deve ser específico para cada tipo de pele. Abaixo descrevo os diferentes apresentações de cosméticos para limpeza facial disponíveis no mercado.

Limpeza Facial Diária

-Emulsões ou leites de limpeza:

São cosméticos elaborados com uma base oleosa (que remove células mortas) e outra aquosa (que limpa e remove impurezas). Trata-se de um cosmético de limpeza facial pouco agressivo que costuma ser bem tolerado por todos os tipos de pele e são especialmente indicados para peles secas devido a sua composição em parte oleosa que não provoca ressecamento. Não apresentam espuma. Podem apresentar em sua formulação aditivos específicos para um determinado tipo de pele.

-Sabonetes:

São os cosméticos de higiene facial mais clássicos e os primeiros a serem desenvolvidos e fabricados e ainda hoje são muito populares. Podem ser apresentados na forma de barra ou líquido. Os sabonetes apresentam espuma e tem maior poder desengordurante.

O efeito desengordurante mais potente é especialmente indicado para peles oleosas ou mistas. No caso de peles sensíveis, podem ser irritantes e, de peles secas, provocar ressecamento.

-Espumas de limpeza:

Funcionam como os sabonetes mas se apresentam na forma pronta de espuma podendo conter aditivos específicos para cada tipo de pele.

-Adstringentes:

Podem se apresentar na forma de solução líquida ou loção e são especificamente indicados para peles oleosas com o objetivo de desengordurar a pele em especial em peles com acne.

-Tonificante:

São os tônicos faciais, águas termais ou águas micelares.

A função do tonificante é regular o pH da pele, que pode sofrer alterações por causa das agressões externas ou do cosmético usado para limpeza facial. Alguns tipos ainda controlam a oleosidade e o brilho do rosto. Além disso, o tonificante ajuda a remover qualquer impureza que tenha resistido à higiene facial, realizando uma limpeza ainda mais profunda.

Podem ou não conter álcool. Hoje as linhas de estudos mais modernas condenam o uso de álcool como substância para limpeza facial devido a sua agressividade.

-Demaquilantes:

São cosméticos específicos para remoção de maquiagem. São especialmente úteis para remoção de rímel e base. O mercado disponibiliza demaquilantes na forma líquida, gel, loção ou lenços umedecidos prontos para uso.

-Exfoliantes:

Atenção!

Não são cosméticos de uso diário.

Podem ser usados de uma a duas vezes por semana de acordo com o tipo de pele.

Estes cosméticos removem as camadas de células mais superficiais da epiderme. Ao eliminar as camadas superficiais conseguimos que a pele fique mais fina, eliminando rugosidades superficiais. As exfoliações não estão indicadas para peles sensíveis ou que apresentem algum tipo de alteração como, por exemplo rosácea, alergias, psoríase dentre outras.

Agora que você já conhece as diferentes apresentações cosméticas e indicações dos produtos de limpeza facial para uso diário e só escolher o mais adequado ao seu tipo de pele e colocar a mão na massa.

E xô! Nada de preguiça. Viu!

Os cuidados faciais em home care (sua casa) são fundamentais para obtenção e manutenção dos resultados dos tratamentos de Harmonização Facial realizados em consultório.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page